periodontia-1

O que é PERIODONTIA?

A PERIODONTIA é a especialidade da Odontologia que trata dos tecidos circunvizinhos aos dentes (periodonto – gengiva, osso e fibras de inserção). Através de diversas técnicas, comprovadas cientificamente, é possível tratar pacientes com Doença Periodontal, recobrir dentes com recessões gengivais (quando a raiz do dente fica exposta), melhorar a estética do sorriso através da Gengivoplastia,(correção do sorriso gengival) e tantas outras possibilidades sempre pensando na Saúde dos nossos pacientes.

O que é DOENÇA PERIODONTAL e porque tratar?

A DOENÇA PERIODONTAL é a doença dos tecidos que envolvem os dentes, causada por bactérias específicas. Geralmente, se inicia com uma inflamação na gengiva e com o tempo evolui, causando perda óssea e, consequentemente, mobilidade nos dentes, podendo, em um grau mais avançado, culminar na perda dos dentes, mesmo que não haja cárie. O tratamento da Doença Periodontal é realizado pelo Periodontista e é extremamente importante para a saúde sistêmica. O controle da Doença Periodontal ajuda a prevenir ou controlar doenças como o Diabetes tipo II, problemas cardíacos e infecções.

RECESSÃO GENGIVAL ou raiz do dente exposta... Como tratar?

Além de comprometer a estética do sorriso, a exposição da raiz pela recessão da gengiva, geralmente, causa sensibilidade nos dentes. Existem técnicas voltadas para o alivio da

sensibilidade (laserterapia, restaurações), entretanto não corrigem a posição da gengiva. Só é possível corrigir a posição da gengiva por meio da técnica do recobrimento gengival, realizada por um periodontista.

Correção do SORRISO GENGIVAL e dos dentes pequenos.

Alguns pacientes se queixam do SORRISO GENGIVAL ou por possuir dentes pequenos. Através de uma “plástica” na gengiva (gengivoplastia), realizada por um periodontista, é possível aumentar a altura dos dentes e corrigir o sorriso gengival, melhorando significativamente a estética do sorriso.

O que é AUMENTO DE COROA CLÍNICO (ACC)?

Existe um espaço mínimo entre a base de uma restauração e a margem do osso no qual o dente está inserido (espaço biológico) necessário para a saúde desses tecidos. Se esse espaço é “invadido”, há riscos de danos para os dentes e seus tecidos circunvizinhos e, consequentemente, risco de perda da restauração ou prótese dentária. O ACC é uma pequena cirurgia, realizada ao redor do dente para promover a restauração desse espaço biológico. Normalmente, a prótese provisória já pode ser cimentada logo após o ACC ou confeccionada cerca de 15 dias após o procedimento.

O que é DOENÇA PERIODONTAL e porque tratar?

RECESSÃO GENGIVAL ou raiz do dente exposta... Como tratar?

Correção do SORRISO GENGIVAL e dos dentes pequenos.

O que é AUMENTO DE COROA CLÍNICO (ACC)?