endodontia

O que é ENDODONTIA?

A endodontia é a especialidade da Odontologia que trata a parte interna do dente: a polpa dentária. O tratamento de canal ou endodôntico, consiste na remoção da polpa do dente, um tecido composto por pequeninos nervos no interior do dente, na limpeza e desinfecção desse espaço interno, para possibilitar a substituição da referida polpa por um material obturador específico.

A DOR DE DENTE é causada, principalmente, pela cárie dentária em um estágio avançado, no qual há proximidade com a polpa do dente (parte interna inervada do dente). Quando a cárie atinge a polpa, inicia-se um processo inflamatório denominado PULPITE. A dor da pulpite é intensa, pulsátil e sua intensidade vai aumentando até que não é possível obter alívio por meio de analgésicos. Existem outras causas para a DOR NO DENTE, a exemplo de fratura, por alguma pancada sofrida, devido à doença periodontal ou originada por uma DTM.

Com a evolução das técnicas e equipamentos, é possível fazer um canal em apenas uma sessão. O tratamento de canal consiste em abrir o dente para acessar a polpa, remover os tecidos infectados, preparar a cavidade interna do dente e preencher esse espaço com um material obturador biocompatível, deixando o dente pronto para ser restaurado.

Quando a polpa está inflamada ou morta, há um processo infeccioso na cavidade bucal, podendo evoluir para um abcesso dentário e gerar consequências para a saúde bucal e sistêmica. Por isso, é importante tratar o CANAL DO DENTE, removendo a infecção, a dor e reestabelecendo a saúde.