DTM e dor Orofacial

DTM e Dor
Orofacial

O que é DOR OROFACIAL?

Dor orofacial, por definição, é toda dor associada a tecidos moles e mineralizados (pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas ou músculos) da cavidade oral e da face. As condições clínicas mais frequentemente associadas à dor orofacial são dores de dentes e de tecidos periodontais, disfunção temporomandibular (muscular ou articular), neuralgias, tumores, trauma, etc. Essa dor pode estar associada à dores cervicais (cervicalgia), dores de cabeça (cefaleias), fibromialgia e doenças reumáticas como a artrite reumatóide.

A Articulação Temporomandibular (ATM) é a articulação entre a mandíbula e a base do crânio que permite a movimentação da mandíbula durante a mastigação, a fala, o bocejo, ou seja, qualquer “movimentação da boca”. Temos duas ATM que se movimentam simultaneamente.

As Disfunções da Articulação Temporomandibular (DTM) envolvem as alterações nas Articulações Temporomandibulares (ATM), nos músculos da mastigação e/ou estruturas adjacentes. Os sinais e sintomas característicos das DTMs são: Ruídos (estalos) na região do ouvido; Limitação dos movimentos da mandíbula (Abrir a boca, por exemplo); Dor durante a mastigação; Cansaço muscular na região das bochechas; Dor de cabeça na região das têmporas; Dor na região do ouvido e/ou Dor nos músculos da face. Existem vários tipos de DTM e é necessário um diagnóstico criterioso para o emprego das terapias indicadas para cada caso.

Normalmente, a DOR DE DENTE tem origem em alguma alteração no dente, entretanto, existem dores de dente atípicas, ou seja, a causa da dor não está no dente e é necessário um correto diagnóstico para eleger o tratamento correto. Nesses casos, nem o tratamento de canal, nem a extração do dente irão aliviar a sintomatologia dolorosa.

O BRUXISMO é um hábito caracterizado pela hiperatividade dos músculos da mastigação, podendo ser percebido através do apertamento ou ranger dos dentes. O bruxismo pode ocorrer durante o sono (Bruxismo do sono) ou com o indivíduo acordado (bruxismo de Vigília), ambos tem origem neurológica, mas apresentam causas distintas. Um diagnóstico acurado é capaz de sinalizar para as causas e consequências desse hábito e, portanto, indicar as estratégias terapêuticas para o controle do mesmo.

O BRUXISMO DO SONO (BS) é caracterizado pela hiperatividade dos músculos da mastigação quando o indivíduo está dormindo. O BS pode estar relacionado a outros problemas de saúde, especialmente, distúrbios do sono, respiratórios e/ou gástricos. Além disso, pode resultar em desgastes e/ou fratura de dentes, além de alterações nas Articulações Temporomandibulares (ATM) e/ou nos músculos da mastigação. As consequências do BS podem ser controladas através do uso de placa estabilizadora, popularmente conhecida como placa miorrelaxante, durante o sono.

O BRUXISMO DE VIGÍLIA (BV) é caracterizado pela hiperatividade dos músculos da mastigação quando o indivíduo está acordado. O BV pode estar relacionado a outros problemas de saúde, especialmente, a ansiedade. Além disso, pode resultar em desgastes e/ou fratura de dentes, bem como em alterações nas Articulações Temporomandibulares (ATM) e/ou nos músculos da mastigação. As principais estratégias para controle do BV são o biofeedback e algumas terapias multidisciplinares. ATENÇÃO!! A placa estabilizadora, popularmente conhecida como placa miorrelaxante, não está indicada para controlar o BV, pois só deve ser utilizada durante o sono.

As TERAPIAS DE BIOFEEDBACK consistem em algumas técnicas desenvolvidas para a autopercepção e autocorreção da hiperatividade muscular exercida pelo paciente quando está acordado, em casos de Bruxismo de Vigília (BV). Aplicativos ou até aparelho portátil de eletromiografia combinado a software específico são utilizados com o intuito de controlar o BV.

A LASERTERAPIA é capaz de promover diversos benefícios como melhora da inflamação, reparo tecidual e melhora da dor (analgesia). Em pacientes com DTM, é utilizada como terapia coadjuvante em alterações articulares e/ou musculares. Além disso, o Laser pode ser utilizado para tratar a dor por sensibilidade dentária e prevenir ou tratar lesões bucais provocadas pelo vírus Herpes Simples.

A PLACA ESTABILIZADORA, popularmente conhecida como placa miorrelaxante, é um excelente recurso quando bem indicada. A Placa, em pacientes com Bruxismo do sono evita danos aos dentes e sobrecarga aos músculos da mastigação e Articulações Temporomandibulares (ATM). ATENÇÃO!! A placa deve ser confeccionada com um material rígido, precisa ser ajustada por um dentista devidamente especializado e não está indicada para controlar o bruxismo de vigília, pois só deve ser utilizada durante o sono.

A viscossuplementação consiste na aplicação de Ácido Hialurônico na Articulações Temporomandibulares (ATM), com peso molecular adequado (diferente do Ácido Hialurônico usado para estética facial), com o intuito de melhorar o ambiente articular, protegendo as superfícies ósseas de degradação e, em alguns casos, amenizando os estalos durante os movimentos da mandíbula.

Pacientes com diferentes padrões de crescimento (Classe II, Classe III, hipodivergente, hiperdivergente) apresentam diferentes características anatômicas das Articulações Temporomandibulares (ATMs). A Cirurgia Ortognática pode representar um trauma para as ATMs. Portanto, é importante a avaliação clinica e imaginológica minuciosa dessas articulações, antes do procedimento ortognático, para avaliar a necessidade de intervenções conservadoras e/ou minimamente invasivas, visando proteger as articulações, minimizando riscos pós operatórios. Também, para evitar intervenções desnecessárias em articulações saudáveis ou com pequenos desarranjos internos.